Referências

.

O Clube




Em 05 de fevereiro de 1905, o grupo formado por Victor Engelhard, Raul Engelhard, Eduardo Cruz José Henrique Danin, Vasco Abreu, Eugênio Soares, Narciso Borges e Jean Marechal fundou o Clube do Remo. Como eram dissidentes do Sport Clube do Pará, uma das melhores equipes de remo do estado, a fundação do Clube do Remo seguiu a tradição da maioria dos grandes clubes do futebol nacional originando-se do remo, o principal esporte praticado no Brasil no início do sec. XIX.

Após três anos de existência, em 14 de fevereiro de 1908, o clube teve sua extinção decretada e, precisaram mais três anos para que o grupo formado por Antonio Silva, Cândido Jucá, Carl Schumann, Elzaman Magalhães, Geraldo Motta, Jayme Lima, Norton Corllet, Oscar Saltão, Otto Bartels e Palmério Pinto decretasse sua reorganização, em 15 de agosto de 1911. Desde então o Clube do Remo consolida sua existência como um dos clubes mais antigos do Brasil.

Uma data importante para o novo clube, 16 de abril de 1905, dia da inauguração da quilha de sua primeira embarcação, uma baleeira. No início do mês de outubro do mesmo ano, o clube inaugurava sua sede localizada na rua Siqueira Mendes às margens da Baía do Guajará. Nesta ocasião também foi inaugurada a primeira embarcação, chamada de Tibiriçá.

Em 1907 o clube já possuía 9 embarcações, entre elas um out-riggers a 4 remos e um out-riggers a 2 remos importados da Alemanha por seus sócios que traziam da Europa o que de mais moderno havia na prática do esporte.

Durante o período de extinção do clube, as embarcações foram guardadas em um galpão de propriedade de Francisco Xavier Pinto e após a reorganização foram transportadas até a antiga sede, onde teve início o planejamento para o primeiro campeonato que viria ser disputado em novembro, e que resultou no primeiro título do Clube na regata paraense.

A conquista mais importante da regata azulina veio no ano de 1934. Com o título do troféu Lauro Sodré, (campeonato paraense), o Clube obteve a posse definitiva do valioso troféu.

O futebol teve seu início em 1913, com a primeira partida e primeira vitória disputada no dia 14 de julho, contra a União Esportiva, o placar terminou 4x1 para os azulinos. Início de um período de glórias e conquistas, mas isso é uma outra história.

© T.O.Remista - Cmd Marambaia by Junior Nick. Tecnologia do Blogger.